domingo, 29 de outubro de 2017

Novamente falando de Portfolio de Mínima Variância ...

Olá pessoal,

Tenho sido questionado por email sobre a utilidade da Moderna Teoria do Portfólio (vai continuar sendo chamada de Moderna apesar dos mais de 60 anos), se afinal devemos fazer os cálculos que ela propõe e aplicar na composição das carteiras de ações.

Já discutir isso aqui no blog, mas vou tentar sintetizar em dois pontos. Para a MPT ser aplicada, temos de considerá-la verdadeira. Isso só acontece se:

1- A função de utilidade dos investidores é quadrática.
O que isso quer dizer? Que quanto maior a riqueza, maior a aversão ao risco.
Isso não acontece na prática com as carteiras analisadas e contradiz o conceito do Homos economicus acadêmico. Nem mesmo a teoria da prospecção concorda.

2- A distribuição dos retornos é normal.
A distribuição dos retornos nos ativos é leptocúrtica com desvio à esquerda, ou seja, apresenta maiores distribuições nas caudas e com predominância na área negativa dos retornos.
Este ponto especificamente tem sido melhorado com a teoria pós-moderna do portfólio ao considerar a semi-variância ou invés do desvio-padrão como medida de volatilidade.

Não preciso dizer que a Teoria é linda na teoria. Apenas isso. Devemos ignorá-la? De modo algum. Ela deve sempre permear nossos pensamentos na composição dos portfólios. O que não podemos é inserir os dados na planilha e copiar os resultados para a carteira real.

Outra coisa já bastante debatida... no modelo padrão, risco é assumido como desvio-padrão. Essa variância considera ambos retornos, positivos e negativos, quando na realidade o risco está nos retornos negativos. Este ponto já foi acertado pelo modelo de semi-variância da Teoria Pós-Moderna do portfólio.

Nosso Setup Holanda Trader já incorpora este conceito de risco apenas como downside. Risco para nós (e aí sim vale na prática) é a possibilidade de perdas, portanto as grandes oscilações positivas não entram como risco para nós. Este conceito da Teoria Pós-moderna já é utilizado pelos nossos clientes e vem dando excelentes resultados.

Acredito que com essa simples conclusão vamos evitar discussões desnecessárias por email sobre se utilizo ou não o cálculo da variância para compor minha carteira baseado em Markowitz.

Para quem não conhece ambas teorias, sugiro ler os inúmeros trabalhos já existentes sobre o tema ou fazer cursos de especialização na área. O objetivo do blog é dar um enfoque prático às nossas operações reais de mercado e não ficar discutindo o que já há de consolidado em livros e artigos científicos.

Abraço a todos e bons trades,
Holanda Trader

Nenhum comentário:

Postar um comentário