domingo, 1 de outubro de 2017

Como fazemos o que fazemos

Olá pessoal,

         Sou ocasionalmente questionado sobre a estratégia que utilizo para as recomendações de compra e venda de ações, moedas e comodities na Assessoria Holanda Trader. Internacionalmente é chamada de estratégia Time Series Momentum, ou mais facilmente como Estratégia Seguidora de Tendência.

         Como o nome diz, seguimos tendências. Não criamos tendências nem movimentos de mercado. Simplesmente seguimos quando elas aparecem. Ou seja, ficamos de fora de alguns mercados por muitos meses ou até anos. Quando determinado mercado (pode ser taxa de juros, ouro, boi, milho, soja, café, ações, futuros, opções, dólar, euro e criptomoedas) inicia um movimento e o algoritmo que desenvolvi (algoritmo é um conjunto de regras programadas, critérios pré-determinados) identifica como um potencial início de tendência, ele dá um sinal gráfico na minha plataforma, sugerindo entrar no movimento. Muitas vezes o movimento é frustro, ou seja, ele inicia, nós entramos, e logo em seguida ele reverte e frustra nossas expectativas que são sempre de continuação do movimento. Quando isso ocorre, existe um ponto de perda que o algoritmo identifica como o limite máximo, e então ele ordena que saiamos da posição. Somos obrigados a vender a posição se estivermos comprados, ou comprar se estivermos vendidos, e pular fora do barco. Sim, quando o barco começa a afundar nós não rezamos, não torcemos para ele parar de afundar. Nós simplesmente aceitamos o fato e pulamos fora. O importante é permanecer vivo para pegar o próximo movimento.

Ora, se erramos mais que acertamos (acertamos em média 30 a 50% das vezes), como pode essa estratégia ser lucrativa? Aí entra o conceito de pay-off da estratégia. Os retornos não são binários. São aleatórios e com diferentes proporções. Na média ganhamos pelo menos 3x mais num trade vencedor quando comparado com o trade perdedor. Se ganharmos, levamos 3. Se perdermos, perdemos 1. Daí porque mesmo que venhamos a errar bastante, ainda assim terminamos com lucro no bolso.
Nos mercados em alta como presenciamos desde 2016, qualquer coisa que se compre está subindo. Fica mais fácil, nosso índice de acertos aumenta, a lucratividade do sistema também. O momento que a estratégia se diferencia e mostra os resultados melhores que os buy and holders de ações, é quando o mercado corrige ou quando inicia uma tendência de baixa. Nesse momento nossa estratégia ordena a saída da posição enquanto o mercado desaba. Ficamos de fora olhando ele cair ao máximo. Só entraremos na retomada do movimento de alta.

Basicamente essa é a filosofia do seguidor de tendência.


Recente estudo analisou esta estratégia nos últimos 110 anos, envolvendo todos os mercados citados a nível global. Foram retiradas as taxas de 2% de administração e 20% de taxa de performance, como a maioria dos fundos desta categoria no exterior. O resultado (resumindo bastante o artigo) mostrou que a adição desta estratégia na carteira clássica de renda fixa + ações, aumentou o retorno médio de todos os períodos analisados (1), diminuiu o tempo dos períodos de queda (drawdown)(2), diminuiu a intensidade das quedas da carteira (3), diminuiu a volatilidade da carteira (4), e melhorou o índice Sharpe da carteira (5). Foram 5 benefícios obtidos na carteira que adotou pelo menos 20% dela com estratégia seguidora de tendência. Esta é a prova científica de que seguir tendências continua funcionando nos últimos 110 anos e tudo nos leva a crer que continuará no futuro, apesar do aumento do volume negociado pela mesma estratégia e aumento da correlação entre mercados (e também outros estudos verificam maior correlação entre os países hoje).

Para dúvidas e contratação da nossa Assessoria, contato pelo holandatrader@hotmail.com

Abraço a todos e bons trades,
Holanda Trader

Nenhum comentário:

Postar um comentário