quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Uma Breve História do Tempo (financeiro)

Estava sem nada para fazer e fui calcular os retornos de alguns investimentos feitos no passado... Já tinha feito esse exercício alguns anos atrás, mas depois de uma discussão que tive com um cliente sobre o Prêmio de Risco que falei no post anterior, resolvi refazer e atualizar os cálculos.
Vou simplesmente colocar os resultados abaixo e no final digo meu pensamento sobre o assunto. Não consigo pensar de outra forma, não consigo seguir o academicismo do buy and hold, retorno médio, carteira de mercado de Markowitz, Teoria do Passeio aleatório e Mercados Eficientes. Como disse Warren Buffet, “todo investidor que conheço que acredita que os mercados são eficientes, é pobre”. Desculpem se fui grosso (não sou rico), mas os dados abaixo apenas provarão a idéia. Vamos lá.

Retorno anual composto - 20 anos
CDI: 15,67%
Ibovespa: 11,76%

Retorno anual composto  - 16 anos
CDI: 13,67%
Ibovespa: 9,52%
Carteira do Setup Holanda Trader: 17,66%

Retorno anual composto – 5 anos
CDI: 10,85%
Ibovespa: 0,8%
Carteira do Setup Holanda Trader: 36,85%

1-      Primeira e mais óbvia conclusão: o Setup Holanda Trader bate com folga todos os benchmarks do mercado. Tem sido historicamente assim, só não tenho como “garantir” (como alguns perguntam repetidas vezes) que continuará assim. O que posso dizer é que a filosofia é baseada nas estratégias dos melhores traders do mundo (sim, já gastei bastante tempo e dinheiro para obter essas informações) e a operacionalização é relativamente simples, estando hoje 100% definida em suas regras, de modo que a execução se torna sistemática. Continuarei colocando a maior parte do (pouco) que tenho nela.
2-      O CDI ganha com folga do Ibovespa nos 3 períodos analisados. Se encurtarmos o período de análise para um ano de alta forte do Ibovespa, o resultado muda, obviamente para uma grande vantagem do Ibovespa. Se encurtarmos o período de análise para um ano de queda forte do Ibovespa, o diferencial do CDI fica ainda mais gritante. Aqui me refiro ao retorno anual composto MÉDIO do período analisado, e nesse período, os retornos médios mostram que o CDI ganha de lavada do Ibovespa, o que poderia provar a hipótese de que no Brasil (devido às mais altas taxas de juros reais do mundo) a Bolsa de Valores não paga prêmio de risco (conceito conhecido e provado em vários estudos nos EUA e Europa). Vantagem para nós que temos acesso à forma fácil, segura e pouco volátil de ganhar dinheiro com investimento em juros.
3-      Os retornos do CDI tem sido decrescente ao longo dos períodos analisados. Acredito que continuaremos nessa trajetória de queda do resultado nominal (devido ao melhor controle da inflação) e também do resultado real (estabilidade e amadurecimento da economia). Há uma forte possibilidade de que à medida que o juros real vá caindo, a atratividade para o setor empresarial aumente e venhamos a ter prêmio de risco na Bolsa Brasileira (ou seja, os retornos na Bolsa se tornem maior que dos juros), mostrando um crescimento real da economia através do empreendedorismo. Por enquanto isso é especulação devido às dificuldades de abrir e rentabilizar uma empresa por aqui. Façam suas apostas e montem suas carteiras para um futuro desconhecido (sim, é possível montar carteiras que ganham em cenários não-previstos com o uso de hedge e antifragilidade).
4-      Retornos do Ibovespa tem sido decrescente nos períodos analisados. Como os retornos em Bolsa variam enormemente com o período analisado, além de sofrerem influência também da inflação e principalmente do período analisado (ainda estamos abaixo do topo de 2007, 9 anos depois!), considero que a base de 20 anos é muito pequena para concluir alguma coisa em Bolsa. Gosto de usar o gráfico dolarizado de longuíssimo prazo e vejo que já cravamos um fundo no início de 2016 e temos um forte espaço para altas na Bolsa nos próximos 5 anos, pelo menos. Com isso, pode ser que os resultados futuros no Ibovespa sejam totalmente discrepantes dos últimos 5.
5-      Os resultados dos últimos 5 anos com o Setup Holanda Trader ultrapassam (e muito) qualquer parâmetro, inclusive o histórico da própria carteira, mostrando que a estratégia se beneficia principalmente em cenários ruins em bolsa, como foi o caso dos últimos 5 anos. Ou seja, extrapolamos qualquer métrica do mercado nos últimos anos e continuo otimista para o longo ciclo de alta bursátil que provavelmente teremos nos próximos anos. Com o meu Setup estaremos ganhando bem nas altas e perdendo quase nada (ou até lucrando) nas quedas que inevitavelmente acontecerão. Para os mais céticos, o drawdown histórico do sistema é menor que do Ibovespa (mais detalhes por email).


Acho que com essas informações consigo mostrar porque não sou buy and holder em Bolsa. Não tenho como prever um futuro imprevisível. Será que o Ibovespa vai realmente subir forte nos próximos 5 anos? Acredito que sim, mas não tenho como saber. Minha esperança não vale nada. O que vale é a realidade dos fatos e o passado tem algo a nos ensinar. Se eu tivesse tanta certeza assim, colocaria tudo em Bolsa e voilà! Não é o caso. Sigo minha estratégia e meu Setup. Se acredito que os juros vão cair ao longo dos anos, não investirei mais em renda fixa? Claro que não. Continuo investindo no que é mais seguro e rentável historicamente. Agora imagine quantas centenas de horas queimamos nossos neurônios tentando montar uma carteira eficiente por Markowitz para no final das contas vermos que a porção em Bolsa foi a que menos ganhou e ainda adicionou volatilidade ao portfolio. Estou fora também, embora use a filosofia na prática. Mercado Eficiente? Se for, Warren Buffet é resultado da sorte. Se for, análise fundamentalista e Teoria de Investimento em Valor são nulas. Convergência preço x valor é fruto do acaso ou de mudanças na alocação sistêmica macroeconômica em nível local e mundial? Estou fora também. Adoro discutir esses assuntos e ainda os estudos regularmente, porém não utilizo na prática. Só filosofia. Análise bottom-up e top-down? Estou fora também. Stock picking? Sim, uma possibilidade de ganhos no longo prazo, porém para pouquíssimos gestores do Brasil. Estou fora.  Lembre do risco sistêmico. Timming? Uma possibilidade técnica, porém impossível na prática de muitos anos. Não conheço nenhum trader com resultados consistentes a nível de portfolio nos últimos 20 anos baseado apenas em timming de bolsa. E os gurus das ondas de Elliott que preveem o futuro? E as dicas da corretora? E a dica do amigo que ouviu falar no Jornal da Noite... Balela não falta.
Siga a tendência.
Resumindo: 1- Nossa renda fixa continua imbatível e continuo apostando nela (na verdade tenho batido o CDI apenas com a carteira de renda fixa). 2- Investir em Bolsa? Estou fora. Especulo em Bolsa e ganho muito mais com menor oscilação usando o Setup Holanda Trader que eu mesmo desenvolvi (no meio do caminho terminei desenvolvendo uma dezena deles, mas o atual se destaca). 3- CDI bate a bolsa nos últimos 20 anos analisados. Não invente. O mais simples de todos ganhou da complexidade do Ibovespa. Considere ainda que 90% dos traders perdem para o Ibovespa no longo prazo.  4- Setup Holanda Trader bate tudo (com volatilidade maior que o CDI, porém menor que o Ibovespa). 5- Não temos como prever o futuro. Siga a tendência.

Abraços e bons trades,

Holanda Trader

Nenhum comentário:

Postar um comentário