domingo, 21 de maio de 2017

Trade encerrado!

Olá pessoal,

Fomos acionados no stop-loss do trade de compra de Ibovespa Futuro aos 64000 pontos com stop loss aos 62.500 pontos. Trade encerrado quando possível pela volatilidade anormal da semana passada.

Tratou-se de um evento classificado como Cisne Negro. Para quem ainda não estudou as obras de Nassim Taleb, trata-se de eventos raros, imprevisíveis e de alto impacto, porém facilmente explicáveis DEPOIS que acontecem.

Seguimos comprados nas ações recomendadas pelo nosso Setup (nenhuma deu saída na última semana) e nos ativos de renda fixa. Apesar do alto beta da carteira de renda variável e do longo durations dos nossos títulos de renda fixa (ultrapassamos os 200% do CDI até o início de Maio), nosso prejuízo total ficou em torno de 5% do portfólio, graças ao grande Alpha da nossa estratégia Holanda Trader e alguns princípios da Teoria da Mínima variância aplicados.

Nossas teses macroeconômicas em nada foram abaladas pelo movimento da semana passada. Revisando resumidamente:

1- Juros: Segue tendência de queda. Seguimos comprados fortemente em pré-fixados curtos e longos; indexados curtos e longos; e pequena porção atrelada ao CDI. Segunda-feira avaliaremos o relatório FOCUS e a curva de juros futuros para reavaliar nossas posições. A princípio nada muda.

2- Ações: Segue tendência de alta. Seguimos comprados fortemente (alocação máxima por perfil) nas ações recomendadas pelo Setup Seguidor de Tendência Holanda Trader.
Nada mudou semana passada, exceto pelo trade anunciado aqui no blog, o qual foi stopado pois com a alavancagem não podemos permitir stop loss grande. Tivemos que cortar o prejuízo enquanto pequeno. Caso Ibovespa retome o movimento de alta, avaliaremos nova entrada.

3- Ouro: Segue em alta em dólar. Mantenho compra de pequeno percentual para fins de hedge e diminuição do volatilidade do portfólio. Lembro que a compra do ouro deve ser dolarizada, não em Real como é negociado na nossa bolsa. Caso compre em Real, tem que fazer o hedge da moeda para neutralizar a variação cambial.

4- Imóveis: Segue com baixa expectativa de recuperação. Apesar da alta recente nos FIIs, estamos de fora do mercado imobiliário.

5- Commodities: Estamos de fora, embora belos movimentos tenham acontecido recentemente no boi, milho e minério de ferro.

6- Hedge Funds: Sigo comprado em alguns raros fundos de hedge com fins de diversificação de estratégia e diminuição de volatilidade. No momento focando em fundo macro e seguidores de tendência. Nenhum long-short.

Por enquanto é isso. Nada de novo no horizonte. Estamos começando a estudar a saída da curva de juros pela proximidade do final do ciclo de queda dos juros, mas o cenário ainda está distante de materializar e por enquanto nada a fazer.

Abraço a todos e bons trades,
Holanda Trader

Nenhum comentário:

Postar um comentário