quarta-feira, 15 de julho de 2015

Uma bolha a menos. Só falta a maior de todas...

Bolhas?
Pelo noticiário não há bolhas, correto?

Errado. Vejamos:
Commodities estouraram em 2015. Tudo caiu. Agrícolas e não-agrícolas.
Dívida: vários países em níveis críticos. Europa toda ameaçada. Grécia em destaque, mas as repercussões não são nada preocupantes para quem já está posicionado.
Ações: falei recentemente da China. Estourou este mês. Em breve teremos ponto de entrada na compra novamente. Por enquanto estamos apenas apreciando um bom desconto.
EUA: é o próximo. Essa será a maior de todas! O endividamento atingiu 59 trilhões de dólares. Sabe quantas vezes na história se chegou a esse nível de dívida? Nunca. Nunca. Essa é a maior bolha de toda história. Os empréstimos continuam aumentando na esperança de criar uma falsa ilusão de crescimento econômico. Tudo falso. Não adianta, quanto mais cartas no castelo de cartas, maior a queda do castelo depois. É inevitável. Não tem como escapar do estouro da bolha, nenhuma infla para sempre. Dividendo médio do DJI está próximo de 2%aa, o que é um nível historicamente muito baixo, porém, como já comentei, com taxas de juros muito baixas por lá, o valuation das empresas fica realmente esticado e faz os economistas não visualizarem a bolha se formando. Então, para eles, aplicando a fórmula da faculdade, está tudo certo. O nível de alavancagem financeira dos fundos mútuos também estão em níveis recordes, o que me faz crer que uma queda inicial na bolsa americana possa levar a uma rápida desalavancagem, com queda abrupta nos mercados mundiais. O DJI continua atingindo níveis recordes, mas o volume não tem aumentado na devida proporção. Isso significa alguma coisa para você? Para mim sim do ponto de vista macroeconômico. Do ponto de vista de trading, tudo está refletido nos preços. Quando a bolha estourar, nosso sistema vai determinar a saída das ações em queda e manutenção da posição vendida no índice e comprada em dólar. Até lá, nada a fazer.

Acho que por enquanto é isso. As evidências a nosso favor só aumentam.

Até a próxima,
Holanda Trader

Nenhum comentário:

Postar um comentário