sábado, 22 de junho de 2013

Finalização do trade 2013

Bom dia amigos leitores do blog.
Devo agradecer pela grande audiência de 1000 leitores no último mês no nosso blog, além de vários emails de discussão no período.

Quinta feira pela manhã realizamos o encerramento aos 46200 pontos - objetivo 01 - do trade que iniciei desde a inauguração deste blog, no qual estava vendido no nosso índice Bovespa.
Foram vários aumentos de posição no lado vendido a medida que o mercado caminhava a nosso favor. Basicamente me desfiz das posições que detinha em ações até o início do ano e fui entrando na venda a medida que o setup Holanda Trader sinalizava o trade. Basicamente foram realizadas várias entradas vendidas em BOVA11, XBOV e Índice Futuro. No caso do mercado futuro, foram realizadas as rolagens no dia anterior ao vencimento do contrato. Ganhei mais alguns pontos na rolagem utilizando-se de estratégias de day-trade e análise técnica clássica, mas isso não faz parte do setup nem da análise macroeconômica que deu embasamento ao trade.

Então estamos líquidos da bolsa. Apesar de tudo, de toda tranquilidade de operar cenários macroeconômicos e setups de longas tendências, não dá para negar que se livrar da alavancagem dá um alívio, especialmente quando se opera vendido. Quando finalizei o trade, o Ibovespa acumulava queda de 24% no ano de 2013. Considere uma leve alavancagem na carteira vendida e vejo que o lucro foi excelente e provavelmente não haverá outro trade dessa proporção neste ano.

O que fazer agora? Descansar, estudar e observar o mercado. Filosofar literalmente. Aguardar uma nova entrada, seja na compra caso o setup venha sinalizar, ou seja novamente na venda após algum movimento de alta e posterior queda. Estaremos atentos para uma possível continuação da queda até o objetivo 02 traçado no Ibovespa que ainda está mais abaixo que os níveis atuais. Talvez seja um bom ponto para se entrar comprando ações., embora eu apenas venha a operar comprado quando o setup sinalizar novas movimentações altistas, o que ainda está bem distante de acontecer. Talvez não tenhamos ponto de entrada por muitos meses ainda. Até lá devemos descansar protegido da inflação.

Lamento por vários colegas que não tem estratégia definida e acham que fazem buy and hold. Desculpem dizer isso, mas é para seu aprendizado. Buy and hold funciona quando se compram empresas fortes, com vantagens competitivas, com ROE, ROIC crescentes, margens líquidas de dois dígitos, pagadoras de dividendos, dívidas controladas e preços descontados em relação a PL e PVP, em momento macroeconômico favorável. Fora disso é melhor comprar bilhete de loteria. Ou acham que comprar empresas de consumo (pois estava na moda) com PL de 50 vai te dar dinheiro? Daqui a 50 anos, quando essas empresas teoricamente te retornariam o dinheiro investido, eu já estarei morto. Não façam mais isso. Guardem o que sobrou pois quanto mais a bolsa cai, melhor vai ficar para encontrar essas empresas que serão lucrativas para o buy and hold num futuro. Mas isso poderá levar vários anos para acontecer.

 Então significa que agora as coisas vão melhorar e a bolsa vai subir? Não! O cenário macroeconômico não melhorou apesar dos dados americanos estarem artificialmente melhorando. Já falei os motivos em posts anteriores e o DJ deve ser substituido em breve. Já tivemos notícias que o próximo a assumir não irá tocar a música com tanta intensidade. O FED finalmente deverá subir as taxas de juros e diminuir a compra de títulos do Tesouro Americano. A festa dos imóveis também deve diminuir, uma vez que as hipotecas estão ficando mais caras.
Achava que ainda iria demorar e que nossa bolsa iria cair mais lentamente, mas o objetivo foi atingido e isso que importa.

Ficarei sem postar até que tenhamos novas oportunidades no mercado. Leitura diária dos boletins econômicos, leitura de livros de mercado, psicologia, teoria de jogos, manejo de risco. Observação diária do mercado buscando oportunidades.

Lembro aos sofredores que não sou o responsável pela queda da bolsa, apenas visualizo oportunidades não exploradas, ao meu favor. É a velha história de quem chora e quem vende lenços. O mercado está aí para nos servir, não deixe ser destruido por ele. Viaje, aprenda novas línguas, pense por si mesmo e desligue a TV.

Nos vemos em breve. Saber que centenas de especuladores e investidores estão me observando me faz melhor, aumenta minha disciplina e responsabilidade comigo mesmo.
Obrigado!

Holanda Trader,
22 de Junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário