quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bolsa em alta sem crescimento econômico adjacente. É possível?

Enquanto nosso Ibovespa acumula -13,2% de prejuízo apenas neste ano de 2013, as bolsas americanas estavam batendo novos recordes históricos de alta. O DJI fechou hoje com +14,7% enquanto o SP500 acumula 12,8% de alta no ano.
Já discutimos as intervenções do FED para tentar estimular o crescimento econômico através da redução da taxa de juros (não tem mais como reduzir) e compra de títulos do tesouro americano, financiado com moeda criada a partir do nada (impressão de papel sem lastro em ouro).
Essa alta nas bolsas americanas, juntamente com o sentimento histórico de forte euforia que vem sendo divulgado pelas casas especializadas em monitorar o humor social, e ainda somado com alguns dados selecionados, divulgados pela mídia para o público leigo, dão a impressão de retomada do crescimento econômico.

Será que isso é verdade? Será que a economia americana realmente está em franco crescimento? Vejamos:

O Purchasing Managers´s Index para Maio veio em 49%, mostrando estagnação do crescimento econômico e contração no setor de manufaturas. Esse é o pior dado desde Junho/09, quando as coisas já não iam lá tão bem.
O New Order Index caiu 3,5% e o índice de produção caiu 4,9%. O índice de emprego manteve leitura levemente acima de 50 (maior que 50 significa crescimento).
Está existindo criação de novos empregos, porém em níveis baixos devido a incerteza do real crescimento e evolução. Nenhum empresário vai querer contratar funcionários sem saber o que esperar de amanhã.

Vamos esperar que os políticos tomem ações que levem a mudanças reais, pois a atual medida de estímulo apenas está inflando artificialmente os números. E no final todo balão hiper-inflado estoura...
Além disso é inviável a manutenção da atual política de estímulos do FED. Caso contrário em poucos anos o dólar não terá valor, os EUA terão uma recessão sem precedentes, com altos níveis de inflação (há controvérsias nesse ponto) e o mundo vai exigir seus créditos, o que poderia levar ao default o maior PIB mundial. Será? Ruim demais para ser verdade, mas estamos caminhando para isso. Ainda há tempo para mudar, e nessa mudança de rumo que esperamos que aconteça, as bolsas mundias vão cair. Cair muito. Eu diria perder o fundo de 2008, sendo bem realista.

Vou parar por aqui para não ficar cansativo, mas se você não sabe como lucrar nas crises, ou pelo menos na queda das bolsas, deixe seu capital em lugar mais seguro. Um amador que terminar o ano no 0x0, corrigido pelo IPCA, estará em boas condições de reentrar nos mercados nos anos seguintes. Lembre que neste jogo não existe um único dia da vitória, a vitória vem em momentos, mas precisamos sempre sobreviver para jogar no outro dia.

Amanhã o mercado espera mais um indicador de emprego americano. Nos gráficos hoje tivemos a formação de um martelo em cima de um suporte dado por fundo anterior, após um falso rompimento, mercado sobrevendido e afastado das médias mais longas. Seguimos vendidos pelo setup e pelo cenário macroeconômico, mas poderemos ver repique nos próximos dias.

Bons trades,
Holanda Trader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário