quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Atualizando, mas nada mudou.

Olá pessoal,

A pedidos, venho atualizar nossas operações aqui pelo blog.
Na base nada mudou. Os pensamentos e tendências macro continuam as mesmas.

As pessoas estão em constante mudança, mas dificilmente mudam seus conceitos preconcebidos e suprimidos pelo consciente. Nosso inconsciente esconde e determina muitas de nossas ações conscientes, mas como chegar até ele? Como descobrir tantos conceitos arraigados e intrinsecamente grudados em nosso inconsciente se não conseguimos alcança-lo sem a utilização do racional consciente? Para as análises psicanalíticas que fazemos nas consultorias individuais, tentamos trazer à tona os conceitos suprimidos e guardados a sete chaves no inconsciente. Com esses conceitos flutuando na frente do paciente/cliente, conseguimos que ele exponha seus mais íntimos conceitos e preconceitos, confrontamos criticamente com a realidade, e demonstramos por exemplos reais e fictícios que sua forma de pensar necessita de críticas e mudança de abordagem. Com o uso de técnicas de programação neurolinguística conseguimos (ou tentamos com razoável êxito) mudar a forma de pensar sobre o dinheiro. Seria uma forma de trazer o inconsciente para o consciente, agarrá-lo enquanto visível, e mudá-lo, antes que retorne novamente ao seu estado latente, suprimido e de difícil alcance. Uma linguagem fácil para demonstrar a complexidade da reprogramação mental. De Freud às concepções atuais.

Vamos ao que nos dá dinheiro (ou moeda para os mais críticos, mas essa discussão fica para outra postagem):

1- Juros: BC deixou claro o caráter austero e comprometimento na queda da inflação. Isso reduziu minhas expectativas de ganhos grandes na renda fixa este ano. Tivemos na última semana uma alta clara dos juros curtos o que trouxe pouca valorização dos títulos atrelados ao IPCA de curto prazo. Ao mesmo tempo, mercado já começou a precificar a queda dos juros em prazos mais longos, nos dando rentabilidade de cerca de 4% no mês de Julho sobre a ponta longa dos títulos atrelados aos IPCA.
Sigo comprado em juros atrelados aos IPCA, pouco em pré-fixados (para venda em breve) e pequeníssima porção acompanhando DI. Provavelmente apenas para caixa e posterior realocação.

2- Bolsa: Certamente o destaque do ano. Nossas ações já ultrapassam os 50% de lucro, batendo novamente o Ibovespa com boa margem. As operações das ações selecionadas e que seguem nosso Setup Holanda Trader continuam em alta. Nada a mexer nessas posições até que haja algum recuo mais forte que nos obrigue a vender as posições. Estamos nas mesmas ações dos nossos clientes.
Interessados em acompanhar nossas operações podem assinar nossa consultoria em ações que se baseia no envio semanal da planilha com todos os ativos que acompanhamos, dando seus pontos de entrada, saída e stop.

3- Dólar: Continuo de fora, tendência ainda de queda. Pela lateralização dos últimos dias houve um rebaixamento do nosso ponto de stop, o que reduziu consideravelmente o risco para tomada de uma posição vendida, mas ainda não o fiz. Apenas observando sua queda. Há possibilidade de nova entrada na venda em breve.

4- Imóveis: IFIX apresenta alta acima de 20% neste ano de 2016. Realmente inesperado. Em parte temos a entrada no país de grupos chineses trazendo alguns bilhões de dólares para o mercado de fundos imobiliários. Continuo comprado apenas com pequena posição, mas para os que desejam carteira geradora de renda, este é um excelente ativo. Cuidado apenas de selecionar os que apresentam preço de mercado abaixo de 1 em relação ao valor patrimonial, assim como P/L menor que o inverso da taxa de juros atual.

5- Ouro: Continuo comprado via fundo ou contrato futuro em bolsa. Nada a fazer.

6- Commodities: continuamos seguindo nosso sistema. As corretagens de algumas corretoras são inviabilizadoras dessas operações. Sugiro pesquisa das mais baratas e nunca deixar capital em conta corrente maior que o necessário para os ajustes diários. Fiz uma análise recente de algumas corretoras e poucas me dão confiança em seus balanços.


Por enquanto é isso. Apenas mantes as posições. Esse ano de 2016 está literalmente tirando o atraso dos anos anteriores, mas ainda espero bem mais após a votação que ocorrerá no final deste mês. Não é possível prever se teremos um recuo forte logo após isso, considerando o impeachment já precificado. Vou continuar seguindo meu sistema automatizado. Ele funciona há anos, com bolsa em alta ou em baixa.

Abraço a todos e bons trades,
Holanda Trader

Nenhum comentário:

Postar um comentário