domingo, 10 de novembro de 2013

Investimento x Especulação

De modo resumido vou expor minha visão do porquê sou especulador e não investidor no mercado atual.

Meus trades se baseiam em setups próprios, com regras pré-definidas. Não utilizo análise subjetiva nas minhas operações, nem indicadores, nem algoritmos, nem Elliot, nem Fibonacci, nem harmônicos, nem o que eu acho, muito menos o que o economista chefe falou, a expectativa do mercado, a notícia do jornal ou do CEO. Nada de relatórios financeiros com contabilidade deturpada, nada de comprar valor que o mercado não valoriza. Basicamente é comprar quando estamos subindo e vender quando estamos caindo, seguir a tendência em sua essência com manejo de risco em cada trade, apostando o suficiente para obter rentabilidade e o suficiente para perder pouco caso esteja errado. Só assim consigo navegar em águas seguras (ou menos perigosas), obtendo rentabilidade em grandes movimentos, mesmo com índice de  acerto abaixo do que a maioria dos amadores desejariam.

De modo algum estou afirmando que outras estratégias não funcionem! As maiores fortunas no mercado foram feitas com buy and hold e fundos de investimento em valor. Os grandes especuladores que utilizam estratégias gráficas são basicamente os trend followers, cujas estratégias são apostas controladas no impulso iniciado, com controle matemático do risco de cada aposta e acréscimo da posição à medida que o mercado anda a seu favor.

Embora não opere baseado nisso, postarei minha visão (amadora) das ondas de Elliot baseada nos fundamento econômicos. O setup Holanda Trader não está permitindo trades no momento!

No último trade que postei, o setup deu venda no Ibovespa exatamente na onda 3/3 do movimento maior de queda, ou seja, foi realmente um excelente trade e o setup fez bonito pegando o maior movimento possível.
No momento atual, estamos completando a onda corretiva da queda anterior (motivo para euforia devido à pequena alta que tivemos no últimos quatro meses) e é bem provável que tenhamos novo movimento de queda em 2014 para fechar a onda 5/3 que poderá trazer o Ibovespa para abaixo do último fundo formado em 2013.
Atualmente temos duas possibilidades, fechamos a onda 5/4 corretiva do movimento maior e estamos agora iniciando a queda para fazer a onda 5/3 (seria o maior movimento possível de operar na venda), ou podemos ter apenas fechado a onda 3/4/3 do movimento maior, estando agora no ABC corretivo 4/4 para depois termos outra pernada de alta fechando a onda 5/4/3 em torno dos 59000 pontos. Caso o segundo cenário se concretize, esse seria um bom ponto para entrar vendido com risco controlado, na expectativa de surfar todo movimento de baixa 5/3 que nos levará até os 40000 pontos. Seria um belo movimento de 19mil pontos!
Caso já tenhamos fechado a onda 4 do movimento maior de queda que estamos desde 2010, o Ibovespa está iniciando sua onda 5 de baixa e em breve o setup Holanda Trader deverá sinalizar a venda.
Ou seja, teremos muitas oportunidades de operações na ponta vendedora. Compras apenas para curto e curtíssimo prazo pois a tendência maior é de baixa. Quanto mais rápido cairmos e atingirmos o alvo, maior a rentabilidade e mais rápida possibilidade de fecharmos o ciclo atual de baixa e iniciarmos um novo ciclo de alta nos mercados. Isso ainda deve levar mais um ano. Até lá, estarei especulando e não investindo, seguindo meus setups.

Abraço a todos e bons trades,
Holanda Trader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário