quarta-feira, 6 de março de 2013

Seguimos vendidos e lucrando

O mercado de ações vem em queda desde o alerta que postei aqui no blog no mês passado. Isso inclusive foi o que me motivou a reinaugurar o blog.
Estamos em Março e o cenário apenas está se confirmando.
Os 85 bilhões de dólares criados do nada pelo governo Norte-Americano está mantendo o DJI e SP nas suas máximas, embora o número de ações vendidas por insiders estejam superando as compras.
Existem alguns pontos fundamentalistas e outros pontos gráficos que continuam presentes e cada vez mais visíveis:
1- Sentimento altista fortíssimo nas pessoas físicas
2-Consumo interno fraco
3- Várias ações da NYSE acima da média de 200 períodos até mês passado, embora já iniciaram sua correção
4- Topo triplo no SP500, cuja falência me leva a apostar num retorno de pelo menos 38,2% dos níveis atuais do DJI, ou mesmo mais um recuo nos próximos meses/anos de cerca de 50%, o que traria o DJI para algo próximo dos 800 pontos.
5- SP500 cerca de 50% acima da linha de regressão linear dos retornos médios do SP500
6- P/L do SP500 em 22, o que caracteriza média de ações "caras" para os fundamentalistas

Será suficiente? Ou vamos precisar lembrar que a crise na Europa toda não acabou, Japão continua desvalorizando a moeda para tentar alguma melhora nas exportações e criar consumo interno, EUA atingindo níveis preocupantes de dívida pública?
Será apenas um pequeno recuou para depois subirmos para o topo quádruplo? Pessoalmente acho este cenário pouco provável nas condições atuais. Vamos lembrar também que os americanos estão resgatando seus planos de aposentadoria a uma taxa de 10.000 pessoas/dia, o que tira bastante dinheiro da bolsa. Ou será que os jovens entrando no mercado de trabalho vão sustentar a bolsa? Com os atuais níveis de desemprego e recessão mundial, acho pouco provável. Mantenho minha expectativa de correção em 38-50% nas bolsas, provavelmente iniciando ainda este ano.

Os retornos médios no SP500 entre Maio e Setembro (período classicamente baixista na bolsa) é de -0,5%. Posso afirmar que um retorno desta proporção não mais será possível. Entrar comprando próximo mês na esperança de perder apenas 0,5% em 6 meses é um cenário bem otimista.

Vou parar por aqui para não ficar cansativo. Existem vários sinais técnicos denotando baixa e nosso setup de Swing Trade no Índice Futuro segue vendido. Não que o setup acerte muito, por ser setup um seguidor de tendências, mas o que me assuta é a intensidade dos movimentos que ele consegue capturar. E esta movimentação atual me parece bela.

Abraços a todos e bons trades,
Holanda Trader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário