domingo, 10 de fevereiro de 2013

Bolhas...

As bolhas geradas nos preços de ativos não são necessariamente ruins para o especulador, desde que saibamos como nos aproveitar da rápida valorização do ativo.
É essencial ter um bom timming de mercado, seja por análise gráfica ou fundamentalista, para evitar estar comprado quando a bolha estoura.
Obviamente é impossível prever todos os topos e fundos, porém com o uso de setups simples seguidores de tendência poderemos nos manter comprado enquanto os preços sobem e sair da compra (ou mesmo operar vendido) quando a bolha estoura. Não estaremos adivinhando ou prevendo topos e fundos, mas reagindo aos movimentos dos preços.
Os estudiosos do timming de mercado dizem que só podemos ter duas situações através do conhecimento: Ou vamos perder um pouco por estar levemente atrasado ou perderemos poucos por estar levemente adiantado. A terceira situação se dá através da sorte, o que não é objeto do nosso estudo.
Para os especuladores gráficos, é possível surfar a onda de alta e baixa sem medos, pois o setup indicará as entradas,  o que nos leva a ter pequenos prejuízos na fase inicial do retorno a média dos preços (queda), assim como perdemos (não participamos) da fase inicial da ascensão dos preços. Os setups baseados em preços são levemente atrasados.
Para os especuladores fundamentalistas, é possível entrar antes do movimento de rápida ascensão, o que não necessariamente garante que determinado ativo entrará em fase de alta forte (entrada precoce), assim como sair antes do topo da bolha (o que também não significa que o movimento de alta não possa continuar por longo período após sua saída), ou seja, a saída também e precoce.
No momento atual do mercado brasileiro estamos vivenciando duas bolhas de ativos - em minha visão. Uma delas ainda levará um longo tempo, enquanto a segunda bolha já está prestes a estourar. Claro que os fundamentos divulgados sempre tentarão justificar o porquê dos ativos ainda poderem subir bastante. Mas aí já se torna claro a euforia das massas e frases como "desta vez é diferente".
Segue vídeo ilustrativo. Em breve estarei postando a análise gráfica do ouro no nosso mercado (que por sinal é bastante simples).



Abraços e bons trades,
Holanda Trader

Nenhum comentário:

Postar um comentário