quarta-feira, 3 de junho de 2015

Estamos voltando!

Sim, estamos voltando!

Depois de um ano sem postar no blog, estou buscando mais tempo livre e renovando meus dotes de escritor para voltar a postar aqui no blog Holanda Trader. Desta vez estou com a proposta de mostrar uma nova abordagem do mercado. A que eu pessoalmente uso na maior parte do meu capital. A única que funcionou ininterruptamente nesses 10 anos que estou na bolsa. A única que tem me permitido bater o Ibovespa de 2010 até o presente momento.

Não estou falando de lucros recordes no day-trading, nem trades alavancados com opções ou futuros. Os melhores traders do mundo conseguem uma taxa composta em torno de 22% ao ano. Estou falando dos Top Ten. Nos investimentos, Warren Buffet continua sendo a lenda (viva) com retornos pouco abaixo dos 25% ao ano. Claro que esses números em 2005 a 2007 não chamariam a atenção de ninguém aqui no Brasil, época em que o Ibovespa estava no final do seu ciclo expansionista e o mundo comemorava a bolha do crédito, ações, comodities e imóveis. Depois de quase 6 anos em queda no Ibovespa, os mais novos do mercado resolveram considerar essas cifras interessantes.

Tenho acesso a vários serviços de monitoramento e informação econômica aqui no Brasil e principalmente no exterior. Todos estão pessimistas com os fundamentos macroeconômicos no Brasil, pessimistas com o fim da bolha de ações americana, fim do sistema monetário internacional como conhecemos hoje, fim do dólar como moeda referência para negociações internacionais, retomada de alta do ouro e petróleo (por sinal esses movimentos altistas já se iniciaram neste momento em que escrevo), continuação da desvalorização do Real frente ao dólar (falavam em 2,50; 3,50. Esta semana um novo relatório fala em alvo de 4,00... ah se fosse fácil assim...), inflação fora de qualquer meta, aumento dos juros, aumento da dívida brasileira, aumento do desemprego, enfim, recessão econômica.

Seria lindo se não fosse trágico. Quando vários economistas se alinham nas opiniões, se auto-intitulam conhecedores dos bastidores, prevêem o futuro com muita certeza e você começa a acreditar neles... pode crer que a única certeza é o fato de que você acabou de entrar na manada. Parabéns. Você é normal. É assim que a maioria se comporta. Alguém tem que fornecer o dinheiro dos vencedores. Se vários dizem a mesma coisa, eles devem estar certo, correto? Humm. Há controvérsias.

Outro engano que tenho visto nos últimos meses é a criação de carteiras mágicas compostas por todos instrumentos financeiros disponíveis na sua corretora. Mas se o futuro está tão previsível assim, porque colocar tantos instrumentos? Bastaria colocar os melhores para o momento atual. E quais os melhores? Primeiro decida se quer se proteger ou ganhar dinheiro no momento atual. Há formas de otimizar cada cenário e desejo do investidor. O que não é possível é querer ganhar em todos os cenários e usar o CDI como benchmark. Quer bater levemente o CDI em todos os meses, com constância, sem variação mensal? Aproveite o bom momento da renda fixa com debêntures líquidas de imposto, LCI, LCA até o limite do FGC. Pronto. Qual o mistério? Essa é a proteção contra inflação que ainda gera uma excelente taxa de juros líquida e real nos próximos 10 anos. Isso eu chamo de proteção. Quando o Ibovespa voltar a subir com força dando rendimentos de 30, 60, 90% ao ano, você não vai poder reclamar que ficou de fora pois estava atolado em renda fixa. Se quer se proteger, você se protege. E só. Isso é o que chamo de otimizar a carteira e atingir seus objetivos. Mas... Se quiser ganhar muito, vai ter que correr riscos, vai ter que apostar nas ações, commodities, opções e futuros. Vai ver oscilações de capital no curto prazo. Vai ficar ansioso. Vai reclamar do governo atual. Ou não. Depende da sua estratégia, do seu mind set, da sua filosofia de investimentos.
Vejo recomendações de carteiras com 10 a 20% de renda variável e 10% de ouro e cujos detentores se orgulham por estar batendo o CDI. Ora, para bater o CDI não preciso de correr riscos, basta seguir o que recomendei acima. Quer se beneficiar de assimetrias, caudas longas, cisnes negros? Saiba que existem estratégias de renda variável com risco definido que te permitem usufruir desses eventos inesperados positivos, mesmo usando grande percentual do capital total de sua carteira. Pequenas porções na renda variável na carteira de renda fixa apenas de darão a glória de bater o CDI nos meses de alta do Ibovespa e rentabilidade nula nas baixas. Saldo final? Não sei. Resultado da sorte, do futuro desconhecido. Eu não colocaria meu suado dinheiro na sorte do destino, futuro incerto.

Bem, por hoje já falei bastante. Hora de ir. Estudem gestão de capital, manejo de risco e psicologia do trading. Não se restrinja à sua estratégia. Não se restrinja ao pensamento do economista que te envia relatórios, qualquer que seja a fonte, qualquer que seja sua titulação acadêmica.  Espero em breve poder retornar a este espaço e apresentar um pouco mais do que venho fazendo nos últimos anos, assim como as baboseiras que ouvimos diariamente nos mercados.

Abraço a todos e bons trades,
Holanda Trader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário